Foi aberta ontem, 20, em evento realizado no Senado Federal, a exposição “Juruti – Festival das Tribos”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena, que mostra a beleza e cores da grande festa realizada pelas tribos Munduruku e Muirapinima. O evento contou com a presença do senador Jader Barbalho (MDB), que foi quem incentivou Baena a acompanhar a festa no Tribódromo, no município de Juruti.
Estiveram presentes os dois ministros paraenses; Jader Barbalho, das Cidades e Celso Sabino, do Turismo, além de deputados e representantes de associações ligadas às tradições culturais do Pará. A abertura do evento contou com a apresentação de Naína Canto, natural de Juruti e que tem origens indígenas.
O senador Jader Barbalho saudou todos os participantes e ressaltou a sensibilidade de Alexandre Baena, que, com as 16 fotografias expostas, coloriu o Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal. Jader destacou a determinação do fotógrafo paraense em trabalhar pela valorização da cultura do Pará.
“Nossa diversidade cultural faz do Pará um estado ímpar, nos diferencia e faz parte da formação de nosso povo. E o Alexandre tem demonstrado sua grande sensibilidade para registrar nossas tradições”, destacou ao lembrar que, no ano passado, no mesmo local, Baena apresentou a exposição “Esmolação — Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil”.
“Valorizar todos que fazem a cultura do Pará é uma meta que tenho perseguido e que tenho especial orgulho das nossas tradições. Esse é um evento que valoriza a história e resgata em forma de espetáculo a cultura indígena”, enfatizou o senador.
O ministro Jader Filho defendeu a cultura paraense como principal cartão de visitas para quem visita o Pará. “É um motivo de orgulho para todos nós. Essa exposição que se destaca pelas cores e pela beleza das fotos, traz a essência do nosso povo nortista para o Senador Federal, o que me inspira, a cada dia. Ele agradeceu ao senador pela dedicação e amor pela cultura do Norte, “especialmente do nosso Pará”.
Emocionado, o fotógrafo Alexandre Baena agradeceu o apoio e incentivo dado pelo senador Jader Barbalho e lembrou que a exposição que se encerra no próximo dia 23, começa a fazer sua itinerância por outras capitais brasileiras até chegar a Juruti.
“Vamos levar ao Brasil, não apenas imagens, mas as nossas raízes, a paixão, o amor de um povo expresso em uma das mais ricas manifestações culturais do povo jurutiense, são 16 telas que representam as tribos Munduruku e Muirapinima em todo seu êxtase”, disse Alexandre Baena, que é curador da exposição. A mostra fotográfica segue para Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Salvador, Manaus, Belém e Juruti.
Mais cedo, Alexandre Baena visitou o ministro das Cidades, Jader Filho, em seu gabinete em Brasília, onde estava também o senador Jader. O fotógrafo entregou para o acervo do Ministério das Cidades, uma de suas obras, registrada durante a Marujada de São Benedito em Bragança. A foto mostra pai e filho marujos. “É uma forma de homenagear o senador e o ministro, que tanto têm trabalhado pela cultura do nosso Estado” reforçou Alexandre Baena.