Jader Barbalho - Senador Jader quer saber destino de aeroportos regionais do Pará

Categorias

Mais Lidas

Senador Jader quer saber destino de aeroportos regionais do Pará

A malha aérea regional no Pará é uma das menos favorecidas do país. Com distâncias continentais em um Estado cuja dimensão é semelhante à de um país como a Colômbia, qualquer impedimento em um dos aeroportos do Pará pode significar graves problemas, não só para a população como também para o desenvolvimento econômico local. Preocupado com ações que estão sendo tomadas pelo governo federal, que vem fechando pequenos aeroportos regionais, o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Lopes Martins, pediu apoio ao senador Jader Barbalho (MDB), para que ele recorra à Infraero para evitar o fechamento de mais um terminal no Estado.

Fechado para voos comerciais desde 2015, o aeroporto de Tucuruí, no sudeste do Pará, por exemplo, ainda não tem data para voltar a operar. Mesmo tendo celebrado acordo no final do ano passado entre o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a Prefeitura Municipal de Tucuruí e as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), para o retorno das operações do aeroporto do município, não há previsão de reabertura do terminal, que fica na cidade onde está instalada a quinta maior usina hidrelétrica do mundo. Pelo acordo, as adequações técnicas e administrativas deveriam estar sendo feitas no prazo de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

O prefeito de Conceição do Araguaia lembra que o aeroporto local tem boas instalações, uma pista pavimentada e sinalizada de 1.800 metros, que suporta aviões de pequeno e médio porte, inclusive para voos comerciais. Possui localização privilegiada e conta com bases do Sistema de Vigilância da Amazônia – Projeto Sivam – e da Infraero e pode, inclusive, servir de base para operações nas áreas de saúde, segurança pública, entre outras.

“O prefeito está a antecipar ações para evitar a descontinuidade dos serviços que são prestados no aeroporto daquele município. As notícias sobre o destino dos aeroportos regionais no país ainda são incertas, uma vez que não se sabe ao certo o número de aeroportos que serão colocados para concessão, ou se aqueles de pequeno porte serão eventualmente assumidos pelos estados”, disse ontem, 11, o senador, ao assinar ofício solicitando informações ao presidente da Infraero, Brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior.

Jader lembra que a intenção é obter informações oficiais da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária “para tranquilizar não apenas o prefeito Jair, mas também toda a população daquela região.”

A Infraero ainda opera 44 aeroportos depois da 5ª rodada de concessões, e o projeto é que eles não sejam mais administrados pela empresa até o final do governo Bolsonaro. “A Infraero vai passar a operar dentro de uma nova lógica, de uma nova carteira, que são os aeroportos regionais em parceria com estados e municípios”, revelou recentemente o secretário Nacional de Aviação Nacional, Ronei Glanzmann.

Jader Barbalho destacou no documento entregue ao presidente da Infraero que o município de Conceição do Araguaia está localizado em uma região estratégica que permite dar suporte a aproximadamente 20 municípios, tanto do Pará quanto do Estado do Tocantins. “Fechar mais um importante terminal aeroportuário no Pará causaria enormes prejuízos à população daquela região, devido à importância econômica e estratégica o aeroporto de Conceição do Araguaia tem para os estados do Pará e do Tocantins”, concluiu o senador.

Além do apelo feito à Infraero para que informe sobre os destino de mais um importante aeroporto no Pará, o senador Jader Barbalho comunicou ontem ao município de Eldorado dos Carajá, a liberação de uma emenda parlamentar individual de sua autoria, indicada em 2018, no valor de R$ 200 mil, para a compra de um trator com implemento, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional.