Jader Barbalho - Jader comemora mais uma etapa em fase de duplicação

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Jader comemora mais uma etapa em fase de duplicação

Durante mais de duas décadas a duplicação do trecho da rodovia BR-316 entre o município de Castanhal até o trevo de Salinópolis tem sido uma das prioridades defendidas pelo senador paraense Jader Barbalho. O anúncio feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na última segunda, 21, de que as obras já foram iniciadas foi motivo de comemoração do parlamentar: “Não é um luxo, é uma necessidade. Estamos falando de segurança para quem trafega na rodovia”, lembrou, ao enfatizar que essa é uma das rodovias mais perigosas do país, com altos índices de acidentes, de acordo com ranking da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O novo trecho, numa extensão de 45 quilômetros, faz parte de um processo iniciado na década de 90, quando coube ao senador, trabalhar pela liberação de recurso para a obra de duplicação da BR-316. Ao longo de seus mandatos legislativos, Jader Barbalho tem defendido em Brasília, junto aos principais representantes do governo federal, a duplicação da segunda etapa da BR-316, a partir de Castanhal até o município de Capanema.

Com investimento de R$ 88.553.121,68 nesta etapa de duplicação, com previsão de término em dezembro de 2021, equipes do DNIT já estão em campo realizando serviços de instalação e manutenção do canteiro de obras, terraplenagem e obras de arte correntes – dispositivos de drenagem projetadas para conduzir as águas dos córregos, bacias e açudes interceptados pela estrada, incluindo a construção de uma ponte com 40 metros de extensão e 12,7 metros de largura. A Obra de Arte Especial (OAE) está localizada na Vila Jeju, região de Santa Maria do Pará.

O recurso que garante este trecho de duplicação da BR-316 é resultado de uma emenda da bancada federal do Pará, mobilizada em 2017, composta por 17 deputados federais e três senadores, entre eles Jader Barbalho, que se uniram para indicar fonte financeira para a obra. Embora tenha sido empenhada, a emenda só foi liberada pelo governo federal graças à intervenção do senador e do então ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, junto ao ex-presidente da República, Michel Temer.

Há mais de duas décadas, Jader tem alertado sobre a importância da obra de duplicação para melhorar as condições de trafegabilidade na BR-316, única ligação da região central do Pará ao Nordeste do Estado. “Quando falamos de duplicação de uma das rodovias mais importantes da região, falamos de vidas, de segurança para a população em uma das rodovias mais movimentadas do Pará”, adverte.

“Foi durante meu primeiro mandato de senador da República que consegui recursos do Orçamento da União para fazer a duplicação que vai da entrada de Mosqueiro até Castanhal. Durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso consegui, por meio do ministro Eliseu Padilha, que era o titular do Ministério dos Transportes, viabilizar recursos para fazer aquela importante obra”, lembrou o senador.

Além da segurança de quem trafega pela BR, a obra de duplicação também representa ganhos na economia do Estado ao garantir a logística de cargas em um dos trechos mais movimentados da rodovia. A BR-316 interliga os municípios da Região Metropolitana de Belém e Nordeste paraense aos estados do Nordeste do país e às regiões Centro-Oeste e Sudeste pela rodovia Belém/Brasília. “É uma rodovia com uma grande importância geopolítica e econômica. Ela atende, além da população da região, todo o restante do Pará, já que faz a integração com o Sul e Sudeste do Estado e com toda a região central”, ressalta o senador.

O trecho inicial da BR-­316, que vai do acesso ao distrito de Mosqueiro até Castanhal, foi duplicado no ano de 1998 e funciona como única via de acesso e de saída da região metropolitana de Belém. Nesta primeira etapa que está sendo executada agora, não está prevista a duplicação até Capanema. No entanto, conforme assegurou o senador, este será mais um desafio que ele pretende enfrentar pelo Pará.

“Esta vai ser mais uma das minhas prioridades. Vou trabalhar junto ao governo federal para conseguirmos viabilizar a duplicação até Capanema. Este é um compromisso que assumi há muitos anos e vou continuar a trabalhar por ele”, destacou o senador.

A duplicação até Capanema – um trecho de pouco mais de 39 quilômetros a partir do trevo de Salinópolis – vai permitir a integração de uma das principais rodovias do Pará ao eixo viário que inclui outras duas grandes rodovias federais, a BR-010 (Belém/Brasília) e a BR-222, que interliga a região Nordeste do Pará ao sul e sudeste, via Marabá.