Jader Barbalho - Diretor do Dnit faz visita ao senador e confirma obra do Pedral em 2024

Categorias

Mais Lidas

Diretor do Dnit faz visita ao senador e confirma obra do Pedral em 2024

O senador Jader Barbalho recebeu ontem, 20, em seu gabinete, em Brasília, o diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Erick Moura de Medeiros. O representante do DNIT deu detalhes sobre as próximas etapas da obra de retirada do Pedral do Lourenço, que deve ter início em março de 2024. O senador falou sobre a importância desta obra e da etapa de drenagem do leito do rio Tocantins. Criada para interligar a região central do Brasil aos portos do Pará, os mais próximos para despachar cargas para a América do Norte, Europa e Ásia, a hidrovia Araguaia/Tocantins é a grande aposta para o futuro do comércio internacional do Brasil.

Erick Medeiros confirmou que, em dezembro, vai entregar ao Ibama o Estudo de Impacto Ambiental da fase de derrocamento do Pedral. Em seguida, segundo informou, será concedida a Licença de Instalação (LI) para que a obra de retirada das pedras tenha início em março de 2024.

O senador comemorou a notícia e lembrou que é um sonho antigo da população da região e dos estados que serão beneficiados com a hidrovia Araguaia/Tocantins. “A integração das vias fluviais com a operação das eclusas de Tucuruí abre portas para um novo caminho de desenvolvimento do Brasil. Vamos trabalhar juntos pela realização deste sonho”, informou, Jader Barbalho, que também vai fazer indicações ao orçamento da União para garantir a conclusão do projeto.