Jader Barbalho - Teatro inaugurado por Jader Barbalho completa 33 anos. Buy Clomid Online Using Paypal Cheap Kamagra Uk Online Viagra Purchase Reviews Purchase Citalopram Can You Buy Zovirax Tablets Over The Counter Uk

Categorias

Mais Lidas

Teatro inaugurado por Jader Barbalho completa 33 anos.

Em 1987, ao concluir seu primeiro mandato como governador do Estado do Pará, o governador Jader Barbalho (MDB) escolheu uma das mais notáveis e talentosas atrizes locais para homenagear a arte e a cultura paraense: Margarida Schivasappa, que, além de diretora de teatro, foi carnavalesca e professora de canto. O espaçoso teatro inaugurado pelo governador Jader em sua homenagem completou 33 anos com uma programação repleta de arte na bagagem. Pertencente à Fundação Cultural do Pará, o teatro tem 505 assentos.
Com o Centur, o Pará ganhou seu primeiro centro de convenções e passou a abrigar eventos nacionais e internacionais de grande importância como foi o caso do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, uma espécie de preparatória para a Rio-92, entre muitos outros. Foi construído com recursos do Estado, sem nenhum financiamento externo.
O senador Jader lembra com orgulho que Margarida Schivasappa foi, antes de tudo, uma “revolucionária”. “Ela estava além do seu tempo. Levou o nome da dramaturgia e criatividade paraense para todo o Brasil”, recorda. Além de eternizada pela homenagem no teatro que leva seu nome, a teatróloga foi objeto de uma biografia escrita pelo pesquisador Antônio Pantoja. “Margarida Schivasappa – a primeira-dama do teatro paraense”, lançada em 2015, conta a trajetória e a importância de uma das figuras mais importantes do teatro paraense, que levou o nome do Estado para além das fronteiras, na década de 40.
Fazem parte da celebração de 33 anos do espaço, nesta sexta, 28, o espetáculo Abraço, do Grupo Cuíra de Teatro, e no sábado, 29, um grande show que com entrada gratuita, às 20h, apresentado por artistas paraenses da música e da dança, entre eles: Ana Paula Castro, Allan Carvalho, Auto da Lua Crescente, Cacau Novais, Carol Magno, Daiane Gasparetto, Dionelpho Junior, Helena Ressoa, Jimmy Goes, Lindemberg Monteiro, MG Calibre, Maurício Panzera, Marcos Puff, Mayrla Andrade, Mika Nascimento, Pawer Martins, Renato Torres, Ronaldo Silva e Sônia Nascimento.

Confira a programação completa:

Dias 27 e 29/02
09h – Workshop de Montagem CênicaDia 27/02
18h – Bate papo com Claudio Barradas – mediação de Valéria Andrade e Denis Bezerra
20h – Espetáculo ABRAÇO – Grupo Cuíra de Teatro

Dia 28/02
19h30 – Espetáculo ABRAÇO – Grupo Cuíra de Teatro

Dia 29/02
20h – Show comemorativo com grandes nomes paraenses