Jader Barbalho - PEC apoiada por Jader prevê benefícios na aposentadoria para profissionais de saúde

Categorias

Mais Lidas

PEC apoiada por Jader prevê benefícios na aposentadoria para profissionais de saúde

Distanciamento das famílias, medo, cansaço e estresse intenso. Há um ano essa tem sido a rotina dos profissionais de saúde que lidam de forma direta com os efeitos malignos da pandemia do coronavírus. Vivendo uma verdadeira maratona, eles mudaram suas rotinas para enfrentar o novo coronavírus e se afastaram dos familiares. Muitos são obrigados a arcar do próprio bolso com a compra de equipamentos de proteção individual (EPI), que têm faltado em muitos hospitais e estabelecimentos de saúde em todo o país. Mas como recompensar esses verdadeiros heróis por conseguirem salvar tantas vidas?

Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), assinada pelo senador Jader Barbalho (MDB-PA), entre outros autores, vai ser apresentada ao Senado. O texto pretende fazer justiça à incansável dedicação desses profissionais ao assegurar que todos que têm atuado de forma direta no combate à pandemia do COVID-19 tenham redução nos requisitos de tempo de contribuição e idade mínima, para fins de aposentadoria.

“Enfrentar uma pandemia colocando em risco a própria vida e afastados de seus familiares é um ato que precisa ser reconhecido pelo Estado brasileiro, bem como por toda a população”, destaca o senador Jader, lembrando que esses profissionais estão “no limite”. “Eles precisam de todo apoio que o país puder dar, precisam da ajuda dos governos e das organizações. É mais que necessário lutarmos juntos por isso”, reforça o parlamentar.

Pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas realizaram uma pesquisa que mostra que 80% dos trabalhadores entrevistados sentem impactos negativos na saúde mental causados pela pandemia. Desse total, apenas 19% buscaram ajuda para lidar com o problema. O trabalho foi realizado pelo Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da FGV. O questionário foi aplicado entre os dias 1º e 20 de março deste ano a 1.829 profissionais de saúde do setor público, como médicos, profissionais de enfermagem, agentes comunitários e outros.

Com mais de 358 mil mortes causadas pela Covid-19 e a descoberta sucessiva de novas cepas, mais contagiosas e letais só agravam a situação sanitária no país.  “Nesse cenário devastador, temos contado com a inestimável colaboração e com o desprendimento de valorosos profissionais de saúde, assim como os de outras categorias, que trabalham diuturnamente para salvar vidas, colocando muitas vezes a sua própria vida, e a de seus familiares, em risco”, diz o texto da PEC.

“É em reconhecimento à relevantíssima atuação dos que atuam diretamente no combate à pandemia do coronavírus COVID-19 que apresentamos a Proposta de Emenda à Constituição, de forma a assegurar que eles obtenham uma redução nos requisitos de tempo de contribuição e idade mínima, para fins de aposentadoria”, continua o texto da PEC.

Para os autores da proposição, a medida fica justificada “não só pela exposição ao vírus, mas também, no caso dos profissionais de saúde, ao estresse decorrente de longas e exaustivas jornadas de trabalho, o afastamento das suas famílias, muitas vezes levado a efeito como medida preventiva, a submissão a condições de trabalho precárias e, não só nos casos dos profissionais de saúde, à frequente exposição à falta de equipamentos de proteção individual”.

O texto da proposta de emenda à Constituição Federal lembra que, o texto da Reforma da Previdência, modificado pela Emenda Constitucional n.º 103, de 2019, veda, expressamente, que a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria se dê com base em categorias profissionais ou ocupações específicas, mesmo em se tratando de servidores ou de segurados cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes.

“Por essa razão assinamos e apresentamos essa proposta para fazer justiça aos que estão na linha de frente no enfrentamento ao Covid-19”, ressaltou o senador Jader.