Jader Barbalho - Jader comemora recondução de Tourinho após fazer apelo ao presidente Bolsonaro Buy Prednisone Tablets Were To Buy Retin A Where Can I Buy Retin A Cream From Buy Cialis 10mg Uk How To Buy Atarax chico busca chico en salvador

Categorias

Mais Lidas

Jader comemora recondução de Tourinho após fazer apelo ao presidente Bolsonaro

O senador Jader Barbalho (MDB) comemorou ontem a recondução ao cargo de reitor da Universidade Federal do Pará do professor Emmanuel Tourinho. O Decreto de nomeação e recondução para os próximos quatro anos foi publicado no Diário Oficial da União, e assinado pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. “É uma vitória da democracia e da luta da comunidade universitária, que se mobilizou para garantir a posse do reitor eleito com mais de 92% votos. Foi assim respeitada a autonomia da universidade e mantida a decisão democrática dos professores, funcionários e alunos”, comemorou o parlamentar paraense, que no dia 25 de setembro, encaminhou ofício ao presidente, fazendo um apelo para que fosse feita a recondução de Tourinho.

Na mensagem que encaminhou ao presidente da República e ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, Jader Barbalho solicitou que a escolha para a UFPA fosse feita com base na lista tríplice com os nomes dos candidatos mais votados nas eleições da universidade.

No documento, o senador ressaltou o papel estratégico da UFPA no desenvolvimento social, econômico, cultural e científico-tecnológico da Amazônia. “A reeleição por ampla margem de votos de Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva demonstra o reconhecimento da capacidade técnica de gestão, atestada, aliás, pelos excelentes resultados alcançados em todos os processos de avaliação, especialmente aqueles conduzidos pelo próprio Ministério da Educação, relativos à graduação e à pós-graduação, lembrou.

Jader também acentuou que esse foi o desejo expresso por toda a bancada federal paraense, composta por três senadores e 17 deputados federais, representantes do Estado do Pará e do povo paraense, que já haviam manifestado apoio à nomeação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, encaminhado através de ofício da Bancada do Pará ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

“Neste momento tão sofrido para o povo brasileiro, devido à pandemia do coronavírus, não se pode deixar de lado a democracia, que é balizada pela livre escolha de governantes pelos cidadãos, ou através de seus representantes, com eleições diretas ou indiretas. Um sistema de governo que atua democraticamente, deve abranger todos os elementos de sua organização política, sejam sindicatos, associações, movimentos sociais, parlamento, entre outros livremente representados”, ressaltou o senador Jader ao frisar que a democracia “não é apenas uma forma de Estado ou de Constituição, mas a ordem constitucional, eleitoral e administrativa de um país. Isto se reflete no equilíbrio dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.”

Jader Barbalho tem lutado junto com os reitores das universidades paraenses e dos institutos federais do Pará para evitar que os corte no orçamento prejudiquem o funcionamento das instituições. As que mais sofreram cortes recentemente foram a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Universidade Federal Rural do Pará (UFRA).

“As universidades federais de todo o país enfrentam a mais séria crise financeira dos últimos anos. Essa asfixia financeira estende-se às quatro universidades federais do Pará, que não ficaram imunes e acabaram sendo gravemente afetadas pela crise. Nesse momento encontram-se mergulhadas em dívidas e obrigadas a renegociar contratos com prestadores de serviços. Não seria um momento para enfrentar uma crise institucional com o ferimento de sua autonomia” opinou o senador.

Jader defende uma maior participação do Parlamento em defesa das universidades. “As universidades federais são estratégicas para o desenvolvimento do país por serem as principais produtoras de ciência, tecnologia e inovação, instrumentos eficazes para superação das desigualdades regionais. Temos no Congresso parlamentares comprometidos com a educação e por isso precisamos mais que nunca unir esforços para destinar recursos do orçamento geral da União, por meio de emendas, garantir que esses valores não sejam contingenciados e acima de tudo, lutarmos juntos em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”, defende o senador Jader.

“A recondução de Emmanuel Tourinho para a UFPA reforça o elevado espírito público e democrático do presidente.  Podemos comemorar a manutenção do principal pilar de nossa República, que é a democracia”, concluiu o senador.