Jader Barbalho - Senador Jader recebe prefeitos e reforça pedidos para derrocamento do Pedral do Lourenço

Categorias

Mais Lidas

Senador Jader recebe prefeitos e reforça pedidos para derrocamento do Pedral do Lourenço

Prefeitos de todas as regiões do Pará movimentaram os gabinetes dos parlamentares paraenses em Brasília. Na semana em que estão sendo concluídos os relatórios de fechamento das indicações ao Orçamento Geral da União para o ano de 2020, diversos gestores levam aos seus representantes as principais demandas de seus municípios. E não foi diferente ontem, 23, no gabinete de Jader Barbalho (MDB). Um dos principais encontros aconteceu com o prefeito de Itupiranga, José Milesi, que foi agradecer ao senador o esforço que ele vem empenhando para que o governo federal priorize recursos para as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço.

Milesi expôs ao parlamentar paraense a preocupação de toda a população da região com o fato de o atual governo não ter incluído no orçamento da União (LOA 2020) e nem no Plano Plurianual (PPA 2020-2023) nenhuma referência ao item “Melhoramentos do Canal de Navegação da Hidrovia Araguaia/Tocantins”. “Estamos todos muito preocupados com esta decisão do presidente da República de não priorizar uma das obras mais importantes para o escoamento da produção do país”, externou o prefeito.

José Milesi destacou, no entanto, que o esforço do senador Jader esta sendo reconhecido pela população da região: “sabemos que o senhor está lutando pela nossa causa”, disse o prefeito.

No início do mês, Jader Barbalho encaminhou ofício ao presidente da República, Jair Bolsonaro, protestando contra a ausência de recursos para a obra de derrocamento do pedral que impede a navegabilidade da hdrovia Araguaia/Tocantins. “Para minha surpresa, a referida obra deixou de ser prioridade do Governo Federal”, protestou, em ofício protocolado ao presidente Jair Messias Bolsonaro, no dia 4 de outubro.

Além disso, o senador indicou para os coordenadores da Bancada Federal do Pará, que as emendas debancada para o Plano Plurianual (PPA 2020/2023) e para a Lei Orçamentária (LOA 2020) priorizem o derrocamento do Pedral do Lourenço, que, na visão do senador, vai contribuir para o aumento do escoamento da produção do agronegócio e da mineração para a exportação.

Outra iniciativa garantida pelo senador Jader Barbalho, foi indicar na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal emenda com recursos para as obras do Pedral. “Estamos cercando por todos os lados. Não vamos permitir que o Pará seja esquecido e prejudicado. Já perdemos muito por não termos este importante canal de navegação e não podemos ter as eclusas [de Tucuruí] figurando em nosso território como o maior elefante branco da história deste país”, reforçou o senador.

Desde que foram inauguradas, em 2010, as eclusas praticamente não funcionam. Após R$ 1,6 bilhão de investimentos e anos de construção, estava pronto o empreendimento que abriria o caminho da hidrovia Araguaia/Tocantins, uma nova rota para baratear e facilitar o transporte de grãos e da indústria do Centro-Oeste do País. Mas sem a retirada das pedras do leito do rio Tocantins na altura do município de Itupiranga, as eclusas não passam de um enorme elefante branco.

DRENAGEM E SANEAMENTO

Quem também esteve com o senador Jader Barbalho foi o prefeito de Goianésia do Pará, Ribamar Lima. Ele solicitou apoio para a realização da obra de drenagem e saneamento do córrego conhecido como Buritizal. O prefeito, que esteve acompanhado pela secretária de Assistência Social de Goianésia, Hilda Lima, também solicitou recurso para obras de pavimentação com bloquetes em vilas do município.

Já o prefeito de Capitão Poço, João Gomes de Lima, agradeceu o apoio do senador que vai garantir repasse de R$ 250 mil para o custeio da saúde do município. Ele esteve acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Arthur Medeiros e pelo assessor jurídico da Prefeitura, Thiago Ramos.

Cleber Soares, que é vice-prefeito de Ourilândia do Norte, foi levar boas notícias ao senador Jader Barbalho. Juntamente com o secretário municipal de Educação, Cícero Barbosa, e da técnica responsável pelo Plano de Ações Articuladas (PAR) da Secretaria de Educação, Maria Nilde; o vice-prefeito revelou que os resultados dos últimos exames nacionais na Educação mostraram que os alunos de Ourilândia do Norte estão acima da média geral do restante do Pará e em condições de igualdades com as maiores notas do país. Também participou do encontro, em Brasília, a secretária Geral do MDB de Ourilândia do Norte, Eliene Pereira.

Os prefeitos apresentaram novas demandas que foram encaminhadas para as áreas técnicas do gabinete do senador Jader Barbalho.