Jader Barbalho - Jader solicita ao MEC mais ônibus escolares para São Geraldo do Araguaia

Categorias

Mais Lidas

Jader solicita ao MEC mais ônibus escolares para São Geraldo do Araguaia

O senador Jader Barbalho (MDB) solicitou ao ministro da Educação, Camilo Santana que apoie o município de São Geraldo do Araguaia, ao atender solicitação feita pelo prefeito, Jefferson Douglas Jesus Oliveira, que cadastrou no Plano de Ações Articuladas do MEC (PAR-4), pedido para o município receber cinco novos ônibus escolares para a rede pública municipal e a estadual.

Segundo o prefeito, os ônibus escolares serão utilizados para atender os 1.387 estudantes das redes de ensino e vão ser utilizados tanto na zona rural quanto na zona urbana do município, que tem uma extensa malha viária, que abrange 237 rotas, o que, segundo o prefeito, torna o transporte dos alunos um desafio crescente, especialmente nas áreas rurais.

“Para atender essa demanda, o município conta com apenas seis veículos próprios, já bastante sucateados, que foram adquiridos entre 2011 e 2022, e outros que são de empresas terceirizadas, cujo custo é bastante elevado para continuar sendo mantido com recursos próprios”, informa o senador Jader no pedido encaminhado ontem, 22, ao ministro.

O prefeito informou que a solicitação já foi aprovada no âmbito do Programa Caminho da Escola. “O atendimento a este atender pleito do prefeito de São Geraldo do Araguaia, é uma forma de garantir segurança, pontualidade e qualidade no transporte escolar para os estudantes daquele município. A educação é a principal prioridade do presidente Lula, e somos todos responsáveis por manter nossas crianças nas escolas”, concluiu o senador.

O Programa Caminho da Escola foi criado pelo presidente Lula em 2007 e tem como meta garantir, prioritariamente, o acesso diário e a permanência de estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas nas escolas públicas de educação básica. O programa oferece ônibus, embarcações e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nessas regiões, onde normalmente há dificuldades para se chegar às unidades de ensino, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte escolar.

O programa também apoia a participação dos estudantes em atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico da escola e realizadas fora do ambiente escolar.