A população de Gurupá, segunda maior ilha do Delta do Amazonas, localizada no lado oeste da Ilha do Marajó, vai receber atendimento bancário pela Agência Barco da Caixa Econômica Federal, que atende àquela região. A notícia chega como um alívio para os mais de 31 mil habitantes da cidade, que completou em novembro de 2023, 400 anos de fundação. A notícia foi dada pelo senador Jader Barbalho (MDB) que conseguiu junto à Caixa o atendimento para as comunidades ribeirinhas locais. A demanda foi feita ao senador pelo prefeito do município, João da Cruz Teixeira.
“É um importante conquista para a população gurupaense. Agradeço ao prefeito por ter me dado a oportunidade de agir para que esse benefício chegasse até milhares de famílias que estão inscritas no sistema de assistência do governo federal e que agora poderão receber seus benefícios sem precisar fazer tão longo deslocamento”, comemorou Jader Barbalho.
Gurupá é caracterizado por ser de Pequeno Porte II, com cerca de 31.786 pessoas, segundo dados estatísticos do IBGE de 2022, dos quais 7.493 encontram-se em estado de vulnerabilidade social, motivos pelos quais fazem parte dos programas sociais do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
“Na cidade há uma única agência correspondente da Caixa Econômica Federal para atender toda a população. E essa agência, segundo me informou o prefeito, fornece e os serviços básicos, o que leva a população a ter que se deslocar ao Polo Regional, de Breves, distante quase 12 horas de barco”, explicou o senador em ofício encaminhado à presidência da Caixa Econômica Federal.
A resposta positiva chegou ao gabinete do senador Jader, em Brasília, no início deste ano. “Cientes da necessidade e importância do atendimento da Caixa para a referida população, informamos que o município passará a fazer parte da rota de atendimento da Agência Barco Ilha de Marajó”, confirmou o gerente nacional de Relacionamento Parlamentar da CEF, José Henrique Machado.
Jader Barbalho encaminhou o ofício com a resposta positiva recebida da Caixa para o prefeito de Gurupá, João da Cruz Teixeira.