Jader Barbalho - Jader Barbalho comemora aniversário

Categorias

Mais Lidas

Jader Barbalho comemora aniversário

Desde que se conheceram, quando lideravam movimentos políticos na luta pelo retorno da Democracia no Brasil, nos duros anos dos governos militares, o senador Jader Barbalho (MDB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passaram a cultivar o hábito de se cumprimentar no dia 27 de outubro. A coincidência da data de nascimento – Jader nasceu um ano antes do presidente Lula – provocou uma aproximação além da convergência política. Neste ano, quando Lula assumiu seu terceiro mandato à frente da Presidência da República, esse hábito de se falar ficou ainda mais forte e sólido. Ambos comemoraram a pacificação do país e a união em torno de uma agenda de desenvolvimento econômico que aponte para um futuro melhor para todos os brasileiros.

Em seu terceiro mandato como representante do Estado do Pará no Senado Federal, o senador comemorou em grande estilo: logo pela manhã conversou com o jornalista Nonato Cavalcante, no programa Clube da Manhã, quando teve a oportunidade de falar com a população paraense de todas as regiões.

E, como faz em audiências com lideranças políticas paraenses e nacionais que sempre o visitam em seu gabinete em Brasília, o senador falou de suas andanças e lembranças de um Pará que ele ajudou a construir. De todas as cidades, distritos e locais mais longínquos, o senador tem uma lembrança completa de episódios pitorescos durante visitas que fez ao longo de sua jornada pelo interior do Estado.

Político paraense de maior relevância nos últimos 50 anos, Jader Fontenelle Barbalho nasceu em Belém, filho de Joanele Fontenelle Barbalho e Laércio Wilson Barbalho. Formado em direito, Jader começou na vida pública como vereador pelo MDB, em 1967. Quatro anos depois, assumiu uma cadeira de deputado estadual no Pará. Eleito deputado federal em 1974, foi reeleito em 1978.

Em 1982, foi eleito governador do Pará pelo PMDB para seu primeiro mandato como gestor do Estado e em 1991 voltou a se eleger para o Governo do Estado. Em 1987 foi nomeado ministro da Reforma e Desenvolvimento Agrário pelo então presidente José Sarney, quando assumiu também a presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Em julho de 1988, assumiu o Ministério da Previdência Social, quando teve o relevante papel de dar início à criação do maior sistema de saúde pública do mundo, o SUS, O SUS, uma conquista da sociedade brasileira que promove a justiça social, com atendimento a todos os brasileiros, chegando a cerca de 80% da população que depende exclusivamente do sistema para tratar da saúde.

Durante seus dois mandatos à frente do governo estadual, Jader Barbalho construiu a PA-150, com 1.140 quilômetros, ligando o município de Moju até Santana do Araguaia. A estrada de Alter do Chão, em Santarém, foi aberta e pavimentada durante o governo Jader Barbalho, assim como a estrada Bragança-Ajuruteua

Desapropriou áreas subutilizadas para fazer loteamentos e distribuir à população que não tinha onde morar. Construiu casas pela antiga Cooperativa Habitacional – Cohab, por todo o estado.

Jader Barbalho criou a Universidade do Estado do Pará em 1993 e levou o ensino universitário para as principais cidades polos do interior do Estado. Foi durante o governo de Jader que a população mais pobre do Pará passou a ter assistência jurídica com a criação da Defensoria Pública. Foi responsável pela construção da Ponte do Outeiro.

Criou a Academia de Polícia e fortaleceu o sistema de eletrificação em todo o estado, substituindo usinas a diesel por alternativas mais sustentáveis e acessíveis a partir da energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Na época de sua gestão, criou o Luz Legal, com tarifa de energia mais barata para milhares de famílias.

Ainda durante sua gestão,  fortaleceu o sistema público de saúde em Belém quando reformou a Santa Casa de Misericórdia do Pará, construiu o Hospital das Clínicas além de todos os hospitais regionais do Estado. No governo de Jader Barbalho foi criado o programa “Mãe Crecheira” que atendia às mães que precisavam ter um local para proteção dos filhos enquanto trabalhavam. Foi responsável pela construção de escolas em todos os municípios paraenses.

Em 1994, quando deixou o governo do Estado, Jader Barbalho concorreu a uma cadeira no Senado e foi o mais votado, com 586.008 votos. Em seu terceiro mandato como senador tem sido responsável por contribuir, por meio de emendas parlamentares, com a construção e manutenção de unidades básicas de Saúde por todo o Estado.

Seu aniversário, como afirmou durante o programa Clube da Manhã, foi repleto de homenagens de amigos, políticos, colegas do Congresso Nacional e muitos amigos que ligaram para comemorar a data. “Eu sou um abençoado, abençoado por Deus e abençoado por Nossa Senhora de Nazaré. Acredito em todas as religiões, pois onde há a presença de Deus a fé deve ser reverenciada. Sou um agradecido, mas muito agradecido, agradecido a tudo, inclusive aos amigos que eu tenho por toda parte”, concluiu o aniversariante.