O senador Jader Barbalho (MDB) conseguiu um importante apoio para o Hospital Divina Providência de Marituba. Fundado em 1992 e localizado em Marituba, o hospital aguardava a liberação de recurso do Ministério da Saúde para instalar dois consultórios de Fonoaudiologia para cumprir a Lei Federal nº 12.303 de 2010, que obriga a realização do chamado teste da orelhinha em recém-nascidos, com a realização de exame de audição. O valor de R$ 175.100,00 para a compra de equipamentos foi solicitado em março deste ano e perderia a vigência no dia 31 de dezembro. Por meio de um ofício encaminhado ao ministro da Saúde, Gilberto Occhi, o senador Jader conseguiu a liberação do recurso.
“O Hospital Divina Providência está sempre aberto para atender a população carente dos municípios da região metropolitana. São benfeitores de uma imensa população que conta com atendimento de qualidade e humanitário. Estar atento a essas demandas que tocam diretamente a vida da população do Pará é obrigação de quem foi eleito para representar nosso Estado”, lembrou o senador.
O Hospital Divina Providência é referência em atendimento nas áreas de Cardiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Pronto Socorro e Medicina Preventiva e é hoje um dos principais hospitais da região metropolitana.
Atendendo ao pedido da deputada estadual Josefina Carmo e do prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos, o senador solicitou ao presidente do FNDE, Silvio de Sousa Pinheiro, que fosse dada prioridade à análise da documentação de prestação de contas encaminhada pelo município, uma vez que, com o bloqueio dos repasses de recursos do referido programa, a Prefeitura encontra-se em dificuldade para manter o funcionamento do transporte escolar dos alunos.
O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar tem fundamental importância para manter a assiduidade dos alunos nas escolas. Oferece transporte escolar aos alunos da educação básica pública, residentes em área rural, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados e aos municípios.
“Esta foi mais uma etapa vencida. Conseguimos que a documentação fosse analisada com a urgência necessária e que o recurso chegasse prontamente à Prefeitura de Monte Alegre. O programa de transporte escolar tem uma importância estratégica na educação das crianças brasileiras, sobretudo em regiões rurais e em estados como o Pará, cujas dimensões geográficas dificultam o acesso dos alunos à escola. Manter cada criança na escola é sempre um desafio”, lembrou o senador Jader Barbalho.