Jader Barbalho - "A história sendo reescrita" lembra Jader Barbalho, que construiu o primeiro prédio do Abelardo Santos

Categorias

Mais Lidas

“A história sendo reescrita” lembra Jader Barbalho, que construiu o primeiro prédio do Abelardo Santos

Em 1992 o então governador do Pará, Jader Barbalho, inaugurava o Hospital Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, considerado na época, uma obra histórica, uma vez que resultou da transformação de uma Unidade Básica de Saúde – que estava com uma grande parte deteriorada – em uma instituição médico-hospitalar com atendimento 24 horas por dia. Vinte e sete anos depois, o governador Helder Barbalho entrega à população as novas instalações do maior hospital público do Pará, com mais de 28 mil metros quadrados e 269 leitos.

“Permitiu o destino que a história fosse reescrita nesta gestão do governador Helder, graças ao compromisso assumido em prol da população paraense”, comemorou o senador. 

“Sempre considerei prioridade em minha carreira política contribuir para o bem-estar de quem me elegeu. Lembro que a maior parte dos hospitais públicos do Pará foram construídos durante minha gestão como governador do Estado de Pará e muitos deles, infelizmente, encontram-se em estado precário, necessitando de manutenção e reforma”, lamentou Jader.

“Por essa razão tenho destinado recurso às prefeituras para que recuperem essas unidades de saúde, para que cumpram o necessário atendimento à população” comentou, ao lembrar que, em 1992, quando construiu o embrião do novo Abelardo Santos, o hospital contava com 40 leitos e 189 profissionais aptos a atender uma média de 1.500 pessoas por dia.

Na época, o hospital foi construído em uma área de 5.170 metros quadrados e contava com 12 consultórios médicos, sete enfermarias, dois berçários, uma sala de parto, uma sala de cirurgia, e uma sala de recuperação pós-cirúrgica.

Nesta nova configuração, que está sendo inaugurada pelo governador Helder nesta quinta, 19, o Abelardo Santos, vai funcionar como porta de entrada de atendimento, com unidade de urgência e emergência e em urgência referenciada em pediatria, neurologia, nefrologia e reumatologia, com atendimento 24 horas, além de atendimento ambulatorial, serviço de apoio diagnóstico e terapêutico.

PEDIATRA

Jader Barbalho explicou que o nome do hospital é uma homenagem ao pediatra paraense, um dos primeiros médicos da Secretaria de Estado da Saúde, que, de acordo com o senador, “prestou enorme contribuição à pediatria no Estado, em uma época em que havia poucos médicos e dificuldades para se deslocar pelo interior”.

“Abelardo Santos foi, além de um grande médico, foi o patrono da pediatra paraense. No início dos anos 1950, começou a organizar as bases para o ensino da Pediatria no Pará. Ele assumiu a cadeira de Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará e tornou-se catedrático da disciplina. Abelardo Santos foi, com certeza, uma das mais importantes referências de pediatria na região Norte, formando a Escola Pediátrica Paraense”, lembrou o senador Jader.

Abelardo Santos faleceu no dia 12 de novembro de 1988. Ele ocupou a presidência da Sociedade Brasileira de Pediatria em 1959 e foi homenageado pela Sociedade Paraense de Pediatria sendo indicado como patrono da Cadeira 21 da Academia Brasileira de Pediatria.

NOVO HOSPITAL

Governo do Pará inaugurou o novo Hospital Regional Abelardo Santos, em Icoaraci. A implementação dos serviços se dará em duas etapas. A primeira, imediata, com os 269 leitos já instalados. A segunda, com acréscimo de mais 100 leitos, quando o hospital passará a contar com 369. “A principal missão no início de governo foi acelerar a abertura do hospital, além de equipá-lo para que a população possa ser atendida da melhor forma”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

A gestão anterior do hospital passou por um processo auditoria por parte do Ministério Público e da Auditoria Geral do Estado.

“O novo Abelardo Santos inaugura uma nova página na história da atenção à saúde no Pará”, disse Alberto Beltrame, secretário da Saúde.